Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Administração

IMPORTANTE!!!!

Esclarecimentos sobre o estágio 2016_2 – Currículo 2009

Esclarecimentos sobre TCC II e Estágio Curricular Supervisionado 2016_2 – Currículos 2009 e 2015

 


Para os alunos que estão inseridos na grade 2009:

Conforme resolução CONSEPE/UFERSA 001/2013 o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ou Estágio obrigatório são componentes integrantes das matrizes curriculares dos Cursos de Graduação da UFERSA, de caráter obrigatório conforme estabelecido no Projeto Pedagógico de cada curso e tem por objetivo proporcionar ao estudante experiência em pesquisa ou extensão, visando à síntese e integração dos conhecimentos necessários ao bom desempenho profissional.

TCC NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – para alunos que migraram para o currículo 2015 ou que ingressaram no curso a partir de 2015.1

Na atualização do Projeto Pedagógico do Curso, em 2015 foi criado um novo formato para o Trabalho de Conclusão de Curso, sendo que este ocorrerá no formato de Estágio Curricular Supervisionado (ACS0785) – 300h, que na matriz curricular atual está inserido no 9º período do curso.

O Estágio está vinculado a uma série de disciplinas e atividades que o precedem, iniciando já no primeiro período, e devem ser obrigatoriamente cumpridas antes da realização do Estágio, que são:

ACS0751 INICIAÇÃO À ESCRITA ACADÊMICA – 60h (4cr)
ACS0761 METODOLOGIA CIENTÍFICA – 60h (4cr)
ACS0780 INICIAÇÃO À PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO – 60h (0cr)
ACS0784 METODOLOGIA AVANÇADA PARA ADMINISTRAÇÃO – 60h (4cr)

IMPORTANTE: Os alunos que estiverem regularmente matriculados no 7º período devem procura um/uma professor(a) orientador(a) para solicitar matrícula na atividade INICIAÇÃO À PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO, que somente poderá ser feita pela coordenação do curso, mediante solicitação de um/uma professor(a) orientador(a).

Uma vez que esta atividade é pré-requisito para as demais etapas que precedem o trabalho de conclusão, se o(a) aluno(a) não efetuar esse procedimento para ser matriculado ou não cumprir este componente obrigatório, não poderá se matricular em METODOLOGIA AVANÇADA EM ADMINISTRAÇÃO no 8º período.

O relatório final do Estágio pode ser desenvolvido na modalidade pesquisa ou extensão, atendendo à Resolução CONSEPE/UFERSA 001/2013, centrado em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso, orientado por um docente efetivo da UFERSA e obedecerá, quanto a sua elaboração, às normas da ABNT e será formatado conforme Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso da UFERSA.

Maiores informações no Projeto Pedagógico do Curso

 

TCC NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – currículo 2009

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração dividiu o Trabalho de Conclusão de Curso em duas disciplinas obrigatória de 60 horas cada que são: “Trabalho de Conclusão de Curso I” e “Trabalho de Conclusão de Curso II” serão atribuídos o somatório de 8 créditos, 120 horas.

O aluno deverá elaborar Projeto de Pesquisa no TCC I; no TTC II elaborar Projeto de Atividade, caso decida propor uma empresa, ou elaborar uma monografia, em qualquer das escolhas com apoio do orientador escolhido pelo aluno enquanto estiver elaborando Trabalho de Conclusão de Curso.

 CUIDADO COM O PLÁGIO!!!! É CRIME!!!! http://www.plagio.net.br/perguntas_frequentes.html

Maiores informações sobre combate ao plágio: https://bibliotecas.ufersa.edu.br/combate-ao-plagio/

Campanha-contra-o-Plágio-1024x724

ORIENTAÇÕES DA BIBLIOTECA SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

O sistema de bibliotecas da UFERSA, conforme necessidades constatadas e visando uma melhor comunicação e orientação ao aluno concluinte, além de economia financeira por parte deste, que muitas vezes dispõe de recursos limitados, está enviando arquivos com o modelo (template) de como deve ser formatada a monografia (ou relatório) e o modelo da capa do DVD e do CD a ser entregue na DRE com a versão final do TCC (MODELO DE MÍDIA ELETRÔNICA PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO).
 
O CD deverá conter o trabalho em um único arquivo da capa ao final em word e PDF sem proteção (com folha de aprovação assinada), acompanhado do termo de autorização e quando necessário também da declaração de sigilo de patente do NIT (Núcleo de Inovação tecnológica).
 
Para solicitar ficha catalográfica o procedimento é através do SIGAA: A solicitação fica no módulo Biblioteca, em Serviços ao usuário – Catalogação na Fonte – Solicitar Catalogação na Fonte. Nesta tela, informe os dados necessários para o cadastro da solicitação. É preciso selecionar a Biblioteca de destino da solicitação (Campus de lotação do solicitante) e anexar o arquivo referente aos elementos pré-textuais (da capa ao resumo).

Após informar os dados necessários, clique em Cadastrar Solicitação e confirme na janela apresentada posteriormente.

 
 
Outros serviços prestados pela biblioteca Central, através do setor de Informação e Referência são:
 

 OBS: Caso seu CPF inicie com o zero e não consiga se logar, gentileza tente novamente sem digitá-lo e verifique se consegue. Se ainda assim não conseguir, entre em contato através do e-mail: referencia@ufersa.edu.br e informe seus dados: nome, curso, matrícula e CPF, que buscaremos a solução.

Orientação à Normalização:

 
  • Orientação à Pesquisa: o usuário agenda horário, de maneira individual ou coletiva, para orientações quanto ao acesso e uso dos recursos informacionais disponíveis para pesquisa. É agendado, via SIGAA ou por telefone, com antecedência de no mínimo 05 (cinco) dias úteis.
 
  • Visita orientada: A Visita Orientada é uma capacitação para que o usuário tenha autonomia no uso da biblioteca. Na visita, o usuário conhecerá as instalações da biblioteca, os recursos informacionais disponíveis, o catálogo on-line, o acervo, como localizar os materiais nas estantes e demais informações indispensáveis para sua vida acadêmica. A visita é por turma e deve ser agendada por professor ou responsável. Agende a visita no Setor de Informação e Referência, através do SIGAA ou ainda pelo telefone 3317-8308. A Biblioteca está de portas abertas, visite-nos!
 
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Disponibiliza os trabalhos, em formato pdf, protegidos com senha, permitindo o download, impressão e leitura. A BDTD da UFERSA faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações, que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência de Tecnologia – IBICT. 
 
  • Orientação para o uso do portal de Periódicos da CAPES – O agendamento da orientação deve ser via SIGAA e é realizado preferencialmente para grupos de no mínimo 8 pessoas.
0516-dissertations

 

 

 

 

22 de setembro de 2014. Visualizações: 2629. Última modificação: 06/02/2017 21:05:33