Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Administração

Grupo de pesquisa liderado pela professora Dra. Danielle de Araújo Bispo

Projeto de pesquisa: Os efeitos da pandemia da Covid-19 na vivência de mulheres mães em home office

 

O projeto de pesquisa Os efeitos da pandemia da Covid-19 na vivência de mulheres mães em home office surgiu em decorrência das reflexões que surgiram no projeto de extensão Mães em Home Office. Coordenado pelas professoras Danielle Bispo e Luciana Nepomuceno, o projeto visa compreender as implicações que o home office advindo da pandemia trouxe para a vida dos trabalhadores, em especial para as mulheres mães, que já carregam tradicionalmente um fardo de tarefas e jornada de trabalho superior ao dos homens, por ser associada ao papel da mulher o cuidado com o trabalho da casa e dos filhos.

A pandemia afetou de forma desigual a força de trabalho. No caso das mulheres, foi relatado sobrecarga de trabalho devido às exigências da organização, dos afazeres domésticos e dos cuidados com os filhos. Porém, mesmo diante dessa sobrecarga de trabalho, foi visto de modo positivo o fato de o home office gerar maior proximidade com a família, em particular os filhos e o marido (LEMOS; BARBOSA; MONZATO, 2020).

Sabendo-se que há muito a ser compreendido sobre os efeitos do home office na pandemia da Covid-19, esse projeto de pesquisa visa buscar essa compreensão por meio das percepções das mães, tendo por questão norteadora da pesquisa a seguinte: quais os efeitos do home office durante a pandemia da Covid-19 na percepção das mulheres mães?

O projeto tem prazo até 2024. A cada 15 dias acontecem reuniões para discussões de textos referentes aos conteúdos de trabalho, maternidade, gênero, home office e pandemia. Estudantes interessados em participar devem enviar e-mail para @danielle.bispo@ufersa.edu.br.

 

15 de setembro de 2021. Visualizações: 725. Última modificação: 15/09/2021 10:08:58