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Administração

Título: A percepção dos estudantes do curso de Administração da UFERSA sobre a qualidade do ensino

Período: 2010 – 2021 (01/12/2010 a 31/12/2021)

Objetivo geral: Acompanhar o desenvolvimento da percepção dos estudantes do Curso de Administração da UFERSA sobre a qualidade do ensino que este lhe proporciona, visando subsidiar a proposição de políticas e reformulação de sua proposta pedagógica.

Integrantes:  Yákara Vasconcelos Pereira Leite – Coordenador / Elisabete Stradiotto Siqueira – Integrante / GENEVILE CARIFE BERGAMO – Integrante.

Demais Integrantes: Alunas de graduação (iniciação científica): Bruna Gonçalves de Oliveira / Lorena Leina da Silva Pereira

Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DE GRUPOS EMPRESARIAIS TRANSNACIONAIS BRASILEIROS

Período: 2012-2014 (01/12-2012 a 30/11-2014)

Objetivo Geral: Este projeto objetiva analisar a internacionalização de grupos empresariais transnacionais brasileiros, por meio de abordagem longitudinal utilizando a estratégia de pesquisa qualitativa multicasos. Seis dimensões são consideradas para análise, todas com lastro na bibliografia contemporânea internacional alinhando-se, neste particular, ao esforço de acadêmicos brasileiros de aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno que é relativamente novo no meio empresarial, notadamente ao que concerne aos grupos empresariais. As dimensões incluem: governança; processo de internacionalização; conteúdo; contexto interno; contexto externo; e riscos percebidos. O projeto será conduzido por acadêmicos com experiência acumulada em estudos da internacionalização de empresas, o que inclui a publicação de artigos científicos em encontros e periódicos qualificados.

Alunos envolvidos: Graduação: ( x ) / Doutorado acadêmico: ( x ) .

Financiador(es):. CNPQ

Integrantes:  Yákara Vasconcelos Pereira Leite – Integrante / Viviane Santos Salazar – Integrante / Walter Fernando de Araújo Moraes – Coordenador / Brigitte Renata Bezerra de Oliveira – Integrante / Érica Piros Kovacs – Integrante / André Gustavo Carvalho Machado – Integrante.

Título: A administração estratégica e de marketing nas organizações localizadas no semi-árido nordestino

Período: 2009-2021 (30.03.2009 a 31.12.2020)

Objetivo geral: Estudar como os gestores de organizações localizadas no semi-árido potiguar vêm implementando a administração estratégica e de marketing.

Alunos envolvidos: Graduação: (x  ) / Mestrado acadêmico: (  ) .

Número de produções C, T & A:  22

Integrantes:  Yákara Vasconcelos Pereira Leite – Coordenador / João Batista de Freitas (UERN)- Integrante.

Título: MODELOS DE PREÇO HEDÔNICOS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO DE MOSSORÓ/RN

Período: jul/2014 à  JUL/2016

Descrição: No mercado imobiliário são observados diversos fatores que agregam valor ou influenciam diretamente no preço dos imóveis. Estes fatores, também, chamados de amenidades urbanas, incorporam ao valor do imóvel as variáveis que se pretende trabalhar, entre elas, segurança localização, poluição, etc. No entanto, ao comprar um imóvel, não é possível adquirir segurança,pois em algum momento e por motivos externos este benefício poderá não atender mais as expectativas do comprador por tratar-se de um fator que não é passível de controle. Além disso, ao utilizarem as características físicas do imóvel, alguns modelos convencionais desconsideram o fato de que algumas características merecem ser avaliadas de forma diferenciada de acordo com a localidade. A proposta da pesquisa é utilizar o modelo de precificação hedônica para avaliar de forma hierarquizada a estruturação dos preços dos imóveis.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fábio Chaves Nobre – Coordenador / Liana Holanda Nepomuceno Nobre – Integrante / Dimas Barrêto de Queiroz – Integrante.

Título: Modelo de previsão da Necessidade de Capital de Giro das empresas com ações lançadas na bolsa de valores brasileira

Período: Jul/2014 à jul/2015

Descrição: A análise financeira está baseada em dados contábeis, expressos nas demonstrações contábeis e financeiras, com a finalidade de promover a tomada de decisão. O capital de giro precisa de permanente acompanhamento, pois continuamente sofrem impactos mediantes as mudanças enfrentadas pela empresa. Nesse sentido o modelo Fleuriet foi desenvolveu a análise de capital de giro abordando outros indicadores, como a análise de capital de giro, investimento operacional em giro, saldo de tesouraria e necessidade permanente de capital de giro e elaborou o efeito tesoura. A importância desta análise se dá pelo fato de que as empresas necessitam de capital para financiar suas atividades operacionais. Neste contexto este projeto visa a construção de modelos de previsão da necessidade de capital de giro (investimentos operacionais em giro) a fim de contribuir com a teoria e analisar quais variáveis influenciam no giro das empresas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fábio Chaves Nobre – Coordenador / Liana Holanda Nepomuceno Nobre – Integrante.

7 de outubro de 2014. Visualizações: 828. Última modificação: 14/10/2014 20:30:53