O novo Projeto Pedagógico, aprovado na reunião do CONSEPE, no dia 17 de outubro de 2014, versa sobre o Curso de Administração da UFERSA, que busca formar administradores para atuar nos diversos setores da sociedade, atendendo aos pressupostos legais e regimentais e seguindo a missão da Instituição. Trata-se do terceiro Projeto Pedagógico do Curso, o primeiro foi formulado para o início do curso, em 2006, e o segundo em 2009. Percebeu-se a necessidade de reformular o Projeto Pedagógico mediante a consolidação do corpo docente, assim como a repercussão do funcionamento da estrutura do curso na medida em que as turmas foram concluídas. A partir desses parâmetros, identificou-se a necessidade de repensar o curso para atender às demandas e expectativas da comunidade interna e externa à UFERSA.
O Projeto Pedagógico do Curso de Administração, de 2009, foi construído em um momento em que o corpo docente ainda estava em processo de contratação, e aqueles que já estavam na universidade haviam chegado há pouco tempo, sem uma visão mais consistente do contexto do curso na UFERSA.
Passados sete anos da criação do Curso e cinco anos da construção da proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Administração – PPC-ADM, e considerando que:
- O quadro de docentes está praticamente completo;
- Sete turmas já se formaram;
- Os docentes interagiram com a universidade e as organizações da região;
- O curso já foi avaliado pelo MEC;
- Os alunos participaram da prova do ENADE, em 2012;
- Os docentes estão no processo de qualificação (doutorado),
O Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso, avalia que há um acúmulo de experiências e informações para reconstrução do PPC por parte dos atores do processo (docentes e discentes).
A elaboração do documento conta com a participação dos docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos envolvidos com o curso. Pesquisas sobre a atuação profissional dos egressos, as temáticas investigadas nos trabalhos de conclusão de curso e estágio supervisionado e as demandas dos alunos matriculados viabilizaram desde a concepção do perfil do aluno, a identificação das competências necessárias para a atuação desse profissional até a construção da grade curricular.
Procedimentos realizados para reconstrução do PPC
A perspectiva de reconstrução está orientada por um processo de participação ampla dos agentes envolvidos em que o resultado do processo culminou em um texto produzido coletivamente. Como se trata de um processo de reconstrução, as ações estão pautadas em trabalhar com avaliação/reconstrução, ou seja, ao mesmo tempo em que se avaliou essa trajetória orientada pelo projeto em vigência, buscaram-se os caminhos de sua reconstrução.
A seguir são expostas as fases realizadas entre janeiro de 2013 a outubro de 2014. No primeiro momento, houve uma reunião com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso para que pudesse estabelecer e aprovar a metodologia de reconstrução. Depois de aprovada, sugeriu-se o encaminhamento da metodologia para a assembleia do curso (composta por todos os docentes do curso e representante discente) para que o processo fosse legitimado e já se pudesse indicar responsabilidades para etapas da reestruturação. Em consequência, a Comissão de Sistematização formada para consolidar os trabalhos oriundos dos diversos coletivos. A seguir são apresentadas etapas realizadas ao longo do processo, quais sejam:
OBJETIVOS DO CURSO, PERFIL DO EGRESSO E VOCAÇÃO
O ponto inicial do debate foi embasado na discussão da identidade do Curso, atualmente, representada nos objetivos do curso e perfil do egresso. A Assembleia de Docentes e o Coletivo Discente por cada semestre (os discentes foram entrevistado de forma coletiva com o auxílio do Centro Acadêmico de Administração e membros do Programa de Educação Tutorial – PET – de Gestão Social) discutiram sobre os pontos fortes e fracos do texto vigente e teceram proposições de inclusão e exclusão à concepção atual no PPC-ADM. Além dessa discussão pontual, esses coletivos indicaram ainda, eixos transversais que orientaram, no momento seguinte, a discussão dos componentes curriculares. Tais contribuições foram consolidadas pela Comissão de Sistematização, e posteriormente foram encaminhadas à Assembleia do Curso para que o documento fosse apreciado e aprovado.
Eixos temáticos
Em paralelo à discussão dos objetivos e perfil do egresso, foram constituídos grupos temáticos (GTs) que elaboraram textos sobre os temas que deram sustentação filosófica, conceitual e operacional ao PPC-ADM. Os grupos foram indicados pela Assembleia do Curso e o resultado deste trabalho foi encaminhado para a Comissão de Sistematização.
REDAÇÃO INTERMEDIÁRIA DO PPC-ADM
As contribuições desses coletivos deram origem a um texto inicial do PPC-ADM que foi debatido pela Assembleia de Docentes e representante Discente. O resultado desse debate foi encaminhado novamente para a Comissão de Sistematização que fez uma nova redação do texto e encaminhou para a aprovação da Assembleia do Curso. Por fim, o texto foi encaminhado ao Colegiado do Curso para aprovação final e pré-análise da estrutura curricular.
VERIFICAÇÃO DA CONSISTÊNCIA COM O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI)
Anterior a apreciação e aprovação da versão final do PPC pela Assembleia, NDE e Conselho de curso, ajustes foram realizados após a verificação da consistência com o PPI da UFERSA.
ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES
De posse das concepções gerais do PPC-ADM, elaboradas na etapa anterior, os Coletivos por Área de Conhecimento debateram e propuseram o elenco de disciplinas consideradas necessárias para viabilização da proposta. Além da ementa e bibliografia de cada componente curricular este coletivo produziu um texto que relacionava cada um deles com os objetivos e perfil do curso, como também evidenciando interfaces com os componentes de outras áreas.
Para sistematizar este processo, foram escolhidos responsáveis por grupos de disciplinas básicas, profissionais e complementares, que tinham a tarefa de organizar as indicações de disciplinas e seu ementário, bem como fomentar o processo de discussão. Eventualmente, foi demandado que o Conselho de Curso fosse intermediador de diálogos com professores, de forma a legitimar o compromisso e interesse de docentes alinhados às demandas do curso.
Depois de cada coletivo elaborar suas propostas todos se reuniram e conciliaram o conjunto de componentes para propor a semestralização, pré-requisitos, interfaces entre componentes, carga horária, dando origem a uma estrutura curricular.
Essa estrutura foi submetida a uma Assembleia Geral do Curso para debate. O resultado desse processo (tanto das discussões dos Coletivos por Área de Conhecimento, quanto da Assembleia) foi encaminhado para a Comissão de Sistematização que além de incluir ao PPC-ADM a matriz curricular, elaborou um texto sobre sua lógica de construção.
Ao longo do processo de construção, foram realizadas as seguintes reuniões e etapas, a saber:
Datas | Reuniões e atividades realizadas |
15 de janeiro de 2013 | NDE – metodologia de reconstrução do PPC |
23 de janeiro de 2013 | Assembleia do cursoDiscussão dos grupos temáticos coordenados pelos seguintes professores: 1- estado da arte do conceito de administração (Yákara)2- contexto regional de uma proposta de formação de administradores e acompanhamento dos egressos (Agostinha) 3- concepção de ensino, ensino semi-presencial (20% ensino à distância), aprendizagem e avaliação (Lílian) 4- indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão/ interdisciplinaridade (Elisabete) 5- Estágio curricular, TCC e atividades complementares (Ana Lúcia) 6- Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Administração (Marcos Fernando) A operacionalização desses grupos se deu de forma presencial ou virtual, conforme procedimento do moderador. Em paralelo eram discutidos os OBJETIVOS DO CURSO, PERFIL DO EGRESSO E VOCAÇÃO. |
06 de fevereiro de 2013 | Comissão de sistematização – Discussão sobre os OBJETIVOS DO CURSO, PERFIL DO EGRESSO E VOCAÇÃO |
Fevereiro de 2013 | Os membros do PET e do Centro Acadêmico consultaram e discutiram com os alunos de todos os períodos OBJETIVOS DO CURSO, PERFIL DO EGRESSO E VOCAÇÃO. Em seguida, os discentes elaboraram relatórios que foram encaminhados à comissão de sistematização. |
18 de fevereiro de 2013 | Os nomes da comissão de sistematização foram definidos: Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Lílian Caporlíngua Giesta, Elisabete Stradiotto Siqueira, Inacia Girlene Amaral, Ana Lucia Brenner Barreto Miranda e Reginaldo Santos Júnior |
25 de fevereiro de 2013 | Comissão de sistematização – Discussão e fechamento dos OBJETIVOS DO CURSO, PERFIL DO EGRESSO E VOCAÇÃO |
04 de março de 2013 | Assembleia do curso – Apreciação e aprovação da versão preliminar do PPC com os objetivos do curso, perfil do egresso e vocação |
28 de maio de 2013 | Comissão de sistematização – aprovação dos textos elaborados nos GTs. |
25 de junho de 2013 | Assembleia – aprovação dos textos com GTs com alterações propostas pela comissão de sistematização |
04 de julho de 2013 | Aprovação pelo conselho do curso do texto final pré-análise de matriz. Identificação dos eixos norteadores e divisão das discussões por grupos: disciplinas básicas e quantitativas, profissionais e complementares. |
29 de julho de 2013 | Início do trabalho dos grupos de disciplinas. A operacionalização desses grupos se deu de forma presencial ou virtual, conforme procedimento do moderador. Recomendou-se o uso de um formulário específico para essa operação. Algumas decisões tiveram que ser homologadas pelo conselho antes da consolidação pelo grupo responsável. |
23 de outubro de 2013 | Comissão de sistematização – Apresentação das atividades realizadas e pendentes dos grupos de trabalho; atualização do novo cronograma de atividades. |
30 de outubro de 2013 | Reunião com os egressos convidados via rede social, para opinar acerca da matriz. |
11 de novembro de 2013 | Comissão de sistematização junto com coordenadores de área deliberaram sobre pontos de conflito, distribuir responsáveis por pendências, reorganização de cronograma e demandas dos egressos para aprimorar o curso. |
22 de novembro de 2013 | Assembleia do curso – decidir sobre pontos de conflito e demandas da Comissão de sistematização |
22 a 31 de janeiro de 2014 | Adequação da versão completa do PPC-ADM ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFERSA |
04 de fevereiro de 2014 | Reunião – Apreciação do PPC-ADM pela Assembleia do curso |
05 de fevereiro de 2014 | Reunião – Apreciação do PPC-ADM pelo NDE |
10 de fevereiro de 2014 | Reunião – Apreciação do PPC-ADM pelo Conselho de Curso |
11.02 a 09.04 de 2014 | Realização de ajustes finais realizado pelo Conselho de Curso |
10 a 14 de abril de 2014 | Análise final do PPC-ADM pelos membros no NDE e Conselho de Curso |
14 de abril de 2014 | Envio do PPC-ADM à PROGRAD (memorando 12/2014) e Divisão de Registro Escolar (memorando 13/2014) |
03 de julho de 2014 | Recebimento de feedback da Divisão de Registro Escolar |
04 de julho de 2014 | Recebimento do parecer emitido pela PROGRAD |
05 a 13 de julho de 2014 | Realização dos ajustes solicitados pela PROGRAD e elaboração da minuta de resolução com a alteração da estrutura curricular |
13 de julho de 2014 | Envio da minuta de resolução para alteração da matriz curricular à PROGRAD |
14 de julho de 2014 | Envio da versão ajustada e revisada à PROGRAD |
16 de julho de 2014 | Aprovação da nova versão do PPC e da minuta de resolução com a alteração da estrutura curricular pelo Conselho de Curso de Administração |
28 de julho de 2014 | Recebimento de feedback da Divisão de Registro Escolar |
31 de julho de 2014 | Aprovação do novo PPC e da minuta pela assembleia do DACS |
17 de setembro de 2014 | Exigências do parecer do DCV e DCEN pelo CONSEPE |
24 de setembro de 2014 | Reunião com a chefia do DCEN e o grupo da Matemática |
01 de outubro de 2014 | Recebimento do memorando do DCV com a aprovação do PPC e da minuta de resolução |
02 de outubro de 2014 | Reunião com a chefia do DCEN e o grupo da Ciência da Computação |
17 de outubro de 2014 | Aprovação do novo projeto pedagógico e matriz curricular no CONSEPE |
TEXTO FINAL DO PPC-ADM
Por fim, a sistematização desse processo deu origem a uma versão preliminar do PPC-ADM discutida em sua integralidade pela Assembleia Geral do Curso. As discussões ocorridas neste coletivo foram remetidas à Comissão de Sistematização dando origem a Proposta de PPC-ADM que foi apreciada e deliberada pelo NDE e Colegiado de Curso. Para em seguida, encaminhar para análise da PROGRAD e da Divisão de Registro Escolar, antes de submetê-la ao CONSEPE.