Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Administração

Prezados discentes, abaixo seguem as informações sobre a criação de email institucional.

Texto da Sutic

Prezados alunos

Nesta página encontrarão informações e orientações sobre o e-mail institucional para discente.

  1. O que é o e-mail institucional e para que serve?
    • O e-mail institucional para discente é um serviço que a Ufersa disponibiliza a todos os alunos com vínculo ativo.
    • Ele faz parte da plataforma G Suit for education do google no nosso domínio @alunos.ufersa.edu.br .
    • Com o e-mail institucional o aluno pode concentrar suas demandas estudantis e ainda ter acesso a recursos adicionais da plataforma do google, como:
      • Maior capacidade de armazenamento de arquivos no gdrive;
      • Acesso a apps do google para edição online de documentos de texto, apresentações de slides e planilhas do google;
      • Melhor experiência em reuniões com o Google Meet e Chat integrados ao Gmail;
      • Melhor experiências em apps de criação de conteúdos de ensino como o Google sala de aula, formulários e atividades;
      • Para mais informações sobre os recursos procure as páginas específicas de cada app do google https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/gsuite-for-education/?modal_active=none
    • O aluno também pode usar o e-mail institucional como comprovação de vínculo estudantil para solicitar recursos adicionais e descontos para estudante em outras plataformas:
      • Como desconto no pagamento do Office 365 da Microsoft;
      • Versão estudantil dos programas da Autodesk como Autocad;
      • Desconto como estudante nos cursos do Coursera.org;
      • E qualquer outra plataforma, programa ou site que ofereçam recursos adicionais a estudantes;
    • Esses recursos devem ser solicitados diretamente na plataforma ou site de quem oferece o serviço.
    • A Ufersa não comprou nenhum desses programas para uso pessoal do discente.
    • E a Sutic não dá suporte na aquisição, instalação ou manutenção de programas ou apps de uso pessoal dos alunos.

 

2. Qual meu e-mail e como acessar pela primeira vez?

    • Verifique qual e-mail institucional foi criado para você no Sigaa no Portal Discente entre com o seu login e senha usual do sistema, seu e-mail estará em Dados Institucionais > E-mail Institucional, como indica a imagem:
    • Para acessar o e-mail entre na página inicial do Gmail do google: https://mail.google.com.
    • O padrão da senha inicial é:
      — senha no formato abc123DEF99
      — onde:  abc = 3 primeiros caracteres do primeiro nome em minúsculos
      —       123 = 3 últimos números do CPF
      —       DEF = 3 primeiros caracteres do último nome em Maiúscula
      —       00  = dia do nascimento com 2 Números
  • Exemplo:

    • Observe a diferença entre minúsculo e maiúsculo na hora de digitar.
    • E coloque o endereço do e-mail completo com o nome@alunos.ufersa.edu.br

 3. Não consigo acessar com a senha padrão, o que faço?

    • Caso não consiga acessar com a senha padrão, solicite a redefinição de senha com os seus dados pessoais que estão cadastrados no SIGAA, o e-mail pessoal e/ou telefone. Como mostra a imagem a seguir:
    • Assim receberá um link no e-mail cadastrado para redefinir a senha de acesso ao e-mail institucional.

 

4. Eu já tinha um e-mail institucional e gostaria de continuar usando ele

    • Se você já tinha um e-mail institucional mas não é ele que está cadastrado no seu perfil do SIGAA, solicite a edição dessa informação no seu perfil e a exclusão do segundo e-mail no formulário do sistema de atendimento da SUTIC,  o GLPI.
    • Para acessar o GLPI use o mesmo login e senha do SIGAA.
    • http://glpi.ufersa.edu.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=3

 

Se tiver alguma outra dúvida sobre e-mail institucional entre em contato com a equipe de atendimento da Sutic em atendimento.sutic@ufersa.edu.br.

 

7 de outubro de 2020. Visualizações: 2224. Última modificação: 08/10/2020 10:02:48