Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Administração

 

QUEM SOMOS?

    A Empresa Júnior do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Quatro Elementos é formada por estudantes do curso de Administração. A empresa tem como objetivo promover o empreendedorismo na região do Semiárido através das experiências profissionais obtidas no âmbito acadêmico. Seu trabalho coloca o estudante em contato direto com o mercado de trabalho, preparando-o para atuar no mesmo de maneira prática e eficiente. Fazendo parte da Quatro Elementos, o aluno do curso de Administração terá oportunidade também, de conhecer a estrutura organizacional de uma empresa, contribuindo para a formação do aluno, que terá a oportunidade de adquirir experiência profissional, apresentando uma maior flexibilidade de adaptação nas empresas já consolidadas no mercado.

Nome Fantasia/Razão Social: Quatro Elementos/Empresa Júnior do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Localização: Avenida Francisco Mota, 572, Campus Leste da UFERSA – Sala 04 do Centro de Convivência, Costa e Silva, CEP: 59625-900, Mossoró/RN.

 MISSÃO

Promover o empreendedorismo na região do semiárido através das experiências profissionais obtidas no âmbito acadêmico.

VISÃO

Ser uma Empresa de Consultoria Empresarial próspera em Mossoró e Região no âmbito acadêmico e profissional.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

    A Quatro Elementos trabalha atualmente com um portfólio contendo 13 serviços, divididos em cinco áreas de soluções em Administração, sendo elas: Finanças, Gestão de pessoas, Estratégia, Marketing e Processos. A atividade fim da Quatro Elementos é o serviço de consultoria e assessoria empresarial. Abaixo é descrito cada um dos serviços ofertados

Soluções em gestão de pessoas

  • Treinamento e desenvolvimento: Trata-se do desenvolvimento dos colaboradores e treinamentos visando a gestão do conhecimento na organização, buscando o aprimoramento e melhora de desempenho por meio de capacitações sobre assuntos específicos.
  • Recrutamento e seleção: Definição de processo de recrutamento e seleção de colaboradores.

Soluções  em Processos

  • Mapeamento e modelagem de processos: Otimização dos processos da empresa para que sejam realizados da melhor maneira. Pode envolver o diagnóstico de gargalos dentro da organização (ações que prejudicam ou podem comprometer a atividade) e o respectivo “mapa” de onde se encontram tais problemas a fim de definir melhores práticas dentro da realidade da empresa.
  • Assessoria: Consiste na prestação de um serviço especializado em determinada área profissional. A função principal da assessoria é o auxílio técnico na elaboração de um projeto ou execução de serviços. Aqui também há o envolvimento prático do contratado, acompanhamento da aplicação e auxílio no controle dos resultados.

Soluções em Finanças

  • Planejamento Financeiro: Projeção de receitas e despesas para atingir os objetivos da empresa. Seja definindo metas, traçando estratégias ou gerando feedback para melhor compor o processo, o planejamento financeiro diz respeito ao auxílio do contratante aos seus objetivos e metas financeiras.
  • Implantação de Processos Financeiros: Reestruturação do Plano de Contas; definição e aplicação de procedimentos e ferramentas interativas necessárias para controle e gerenciamento financeiro (Tesouraria; Contas a receber e Contas a pagar; Faturamento, Crédito e Cobrança; Controle de estoque; Apuração de resultados; Gerenciamento de Fluxo de Caixa; Gestão Patrimonial Gerencial).
  • Precificação: Definir os preços de serviços e produtos a fim de que sejam competitivos e proporcionem lucro.

Soluções em Marketing e Vendas

  • Plano de marketing: Conhecer o mercado e traçar plano de marketing para atingir objetivos e metas.
  • Pesquisa de mercado: Análise de clientes e concorrentes através de pesquisas.
  • Prospecção de clientes: Encontrar clientes certos para a empresa.

Soluções em Estratégia

  • Plano de negócio: Organização de ideias e diretrizes para conduzir o negócio. Consiste na confecção do documento especificando um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
  • Planejamento estratégico: Definição de metas, objetivos e ações para alcançá-los. Na consultoria no planejamento estratégico há o auxílio nos itens principais do plano estratégico, ou seja, missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e posterior acompanhamento.

 

Tutor Responsável:

Prof. Dr. Fábio Chaves Nobre

Contato: fabio.nobre@ufersa.edu.br

Membros da Atual Gestão

Raissa Ohana Cabral Leite – DIRETORA PRESIDENTE
Vitor Vinicius Soares Vale – DIRETOR DE FINANÇAS
Edna Vitória de Morais – CONSULTORA
Gleyson Wallis Pereira Melo – CONSULTOR
Daisy Lima Barbosa – CONSULTORA
Lemuel Bruno Costa Araújo – CONSULTOR
Roberto Alves Monteiro Filho – CONSULTOR
Daniel de Oliveira Lima – CONSULTOR

 

Contato: ejquatroelementos@gmail.com

Facebook: Quatro Elementos Consultoria

Instagram: @ejquatroelementos

Telefone: (84) 99161-7401

29 de setembro de 2014. Visualizações: 5473. Última modificação: 27/07/2021 17:49:04