Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Administração

Atividades do Pet Gestão Social

As atividades realizadas pelo PET GESTÃO SOCIAL visam o aprimoramento da formação dos petianos, voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da formação acadêmica e da responsabilidade social.

  • Atividades de Grupos de Estudos:

O ensino na graduação tem como foco as especificidades da estrutura curricular, secundarizando reflexões sobre temáticas que estão fora do escopo de seu curso. Contudo, é importante que o ensino/aprendizagem ocorra também por meio de atividades e experiências que ampliem as possibilidades de desenvolvimento do espírito crítico no estudante e preencham as lacunas presentes na grade curricular do seu curso. Sendo assim, o objetivo principal desta atividade é auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico por meio da discussão de assuntos importantes no contexto atual. Portanto, são realizados 2 encontros ao longo do mês para leitura e discussão de um texto escolhido por um dos participantes do grupo PET. A ideia é debater um texto em que o aluno/petiano tenha lido e encontrado alguma dificuldade no entendimento, para assim, juntamente com os outros, as dúvidas serem esclarecidas, resultando num conhecimento coletivo e construtivo.

  • Atividades de Pesquisa:

A pesquisa trabalha com o levantamento de dados, estudo e avaliação. É por intermédio dela que se pode descobrir, de forma mais realística possível, os verdadeiros empecilhos para o desenvolvimento do objeto em estudo. Segundo A pesquisa estabelece uma conexão com o ensino e não fica necessariamente ligada a determinadas demandas sociais, podendo se configurar como um “saber desinteressado”. Além disso, pelo fato dos grupos PET não se restringirem a uma determinada área de conhecimento, há a possibilidade de realização de pesquisas que abarquem áreas diferentes, promovendo uma ligação entre as áreas e diminuindo a fragmentação do conhecimento.

Além disso, a pesquisa é responsável pela descoberta de novos conhecimentos, dessa forma, fazendo parte do processo de aprendizagem. As atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo, estão voltadas, principalmente, para a temática da gestão particularmente a gestão social sendo que o campo de estudo da agricultura familiar tem sido norteador dos estudos realizados. Nesse contexto, são elaborados projetos que permitam compreender a interface da cultura organizacional dos agricultores familiares e suas limitações e ainda as relações da agricultura familiar com outras instituições.

Como exemplos de pesquisa temos grupos de estudos, onde o ensino na graduação tem como foco as especificidades da estrutura curricular, secundarizando reflexões sobre temáticas que estão fora do escopo de seu curso. Contudo, é importante que o ensino/aprendizagem ocorra também por meio de atividades e experiências que ampliem as possibilidades de desenvolvimento do espírito crítico no estudante e preencham as lacunas presentes na grade curricular do seu curso. Sendo assim, o objetivo principal desta atividade é auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico por meio da discussão de assuntos importantes no contexto atual. Portanto, são realizados 2 encontros ao longo do mês para leitura e discussão de um texto escolhido por um dos participantes do grupo PET. A ideia é debater um texto em que o aluno/petiano tenha lido e encontrado alguma dificuldade no entendimento, para assim, juntamente com os outros, as dúvidas serem esclarecidas, resultando num conhecimento coletivo e construtivo.

  • Atividades de Extensão:

Extensão é o pilar voltado para a comunidade, permitindo que as experiências dos discentes encontrem um diálogo com seus parceiros, no sentido de compartilhar conhecimentos em uma via de mão dupla. É por meio da extensão que o aluno aprende a sua importância e a complexidade no contexto social. Além disso, ela está associada à pesquisa e ao ensino. Nesse contexto, o PET realiza as seguintes atividades:

Oficinas –  esta atividade tem como objetivo o aperfeiçoamento da comunidade, principalmente os produtores rurais, a ideia é discutir e aprender pontos que podem melhorar o seu negócio. Um exemplo de oficina dada, é a de precificação, onde é passado ao público alvo as noções de como chegar ao preço de um produto, tendo em vista que muitos não possuem este entendimento.

PET Capacita – objetiva maior aproximação dos discentes do ensino médio com a dinâmica da universidade e a capacitação em cursos nas áreas de administração, destinado a alunos de ensino médio de escolas pública, visando a formação dos participantes e ofertando certificações que auxiliem seu ingresso no mercado de trabalho, sendo elas Empreendorismo, Noções básicas de gestão ambiental, Noções básicas em vendas e Técnicas administrativas e secretariais.

  • Ensino

As atividades de ensino dizem respeito não só ao aprofundamento dos alunos em determinados conhecimentos, através de grupos de estudos ou organização de palestras, como também de aulas ministradas pelos próprios alunos dentro ou fora da Universidade. Isso possibilita o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso (permitindo uma formação diversificada) e um contato com a sociedade, quebrando o isolamento em que o saber científico se mantém.

29 de setembro de 2014. Visualizações: 667. Última modificação: 26/03/2018 08:10:41